O que é propriedade intelectual? Para ler este artigo você deve estar utilizando o jornal, um celular, um computador ou um tablet, um dispositivo contendo várias tecnologias patenteadas. Esses dispositivos foram inventados por alguém, e a invenção pode ter sofrido mudanças e adaptações ao longo do tempo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Outros inventores podem ter modificado a invenção, com o objetivo de melhorá-la ou adaptá-la, conforme a necessidade. Sendo assim, a propriedade intelectual é um conceito que abrange os direitos sobre os produtos e/ou processos do conhecimento, sejam eles tangíveis, como o dispositivo que está usando agora, ou intangíveis, como o site que permite o acesso deste artigo.
No site da Pró-reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM (Proinova) você pode obter mais informações sobre propriedade intelectual. Uma outra pergunta talvez ainda mais importante: de que maneira devemos administrar a propriedade intelectual que criamos para o benefício da sociedade?
Não é uma pergunta fácil de responder, e por esta razão a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) sugere que o Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2024, celebrado em 26 de abril, seja usado para explorar como a propriedade intelectual incentiva e pode amplificar as soluções inovadoras e criativas.
Segundo a OMPI, precisamos repensar o modo como vivemos, trabalhamos e nos divertimos para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
E como a UFSM participa? Citando minha colega Cibele Couto, que escreveu sobre Inovação Aberta recentemente, “o papel da UFSM é de cada vez mais oportunizar formas de desenvolver pesquisa básica e tecnológica com caráter inovador, com objetivo de que a sociedade seja beneficiada com o desenvolvimento destes produtos/processos”.
E quando olhamos para os ODS, vemos que a UFSM contribui não apenas com educação de qualidade, mas em todos eles, através de cada um dos seus campi e de seus cursos técnicos, de graduação, e de pós-graduação.
A Proinova tem um papel fundamental nesta participação, facilitando a conexão entre a UFSM e você, trabalhando para que a propriedade intelectual que é gerada na UFSM vire inovação e benefício para a sociedade.
Destaques de Tecnologias Licenciadas
Por meio do licenciamento de tecnologias patenteadas (documento jurídico em que uma parte autoriza a utilização de tecnologias de sua titularidade mediante remuneração - royalties).
Destaco aqui dois exemplos de licenciamentos: a plataforma para videocirurgia em pequenos animais licenciada para a Bhio Supply, empresa consolidada que está no mercado desde 1993, e o dispositivo para detecção de radiação UV licenciado para a BioDos, startup incubada na UFSM e fundada pelos inventores do dispositivo.
No site da Proinova você encontra os detalhes sobre estas e as outras tecnologias licenciadas pela UFSM:
- Indicadores de propriedade intelectual:
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proinova/indicadores-proinova
- Cartilha de Propriedade Intelectual para Startups, parceria UFSM-OAB/RS:
https://bit.ly/cartilhaPIstartups